Workshop "Ginja" para empresas

Num "workshop" presencial, na empresa ou durante um "offsite", ensinamos a base da inteligência emocional e da comunicação não-violenta com uma componente teórica e outra prática.

A componente teórica explica as seguintes lições:

  • O ciclo das emoções ou sentimentos: acontecimento, pensamento, emoção, escolha, e comportamento;
  • A importância de dar um nome à emoção e desenvolver léxico emocional (por exemplo, triplica a velocidade de aprendizagem);
  • Como identificar emoções a partir dos sintomas (ou o que temos vontade de fazer);
  • Como mostrar vulnerabilidade e empatia aumenta a confiança e o trabalho de equipa;
  • Como comunicar emoções e pedidos com a Comunicação Não-Violenta.

A componente prática consiste em jogos de tabuleiro, que nós inventámos e desenvolvemos, e que garantem que os participantes se lembrarão destas lições. Os jogos são:

EmoFlow

É um jogo de cartas e de rapidez. Explica o processo das emoções segundo a Terapia Cognitivo-Comportamental: acontecimento, pensamento, emoção, escolha, comportamento (ler mais)

Emobble

É uma adaptação do famoso jogo e desenvolve o léxico emocional com 57 emoções e sentimentos (ler mais).

Póker

É uma adaptação do famoso jogo, promove a vulnerabilidade e confiança entre os jogadores, que apostam emoçõese comprometem-se, caso percam, a contar o que lhes dá alegria, orgulho, raiva, tristeza, medo e vergonha (ler mais).

EmoConv

É um jogo de cartas e de rapidez, explica os passos da comunicação não-violenta: observação, sentimento, necessidade, pedido (ler mais).

Formadores

O workshop é dinamizado por:

  • Miguel Morin, engenheiro doutorado com um pós-doc em inteligência artificial, que conhece bem o perfil engenheiros tecnicamente brilhantes e a precisar de ajuda na inteligência emocional e na comunicação;
  • Carla Costa, psicóloga doutorada e especialista em Psicologia da Educação e com Especialidade Avançada em Psicoterapia e Neuropsicologia.

Erro

OK